quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

O lado mau

Na segunda-feira, dois jovens actores foram mortos por agentes da PN que os confundiram com marginais. Os jovens filmavam uma cena para um filme sobre delinquência juvenil, no bairro de Sambizanga, em Luanda.
Infelizmente, não é uma notícia que me surpreenda tendo em conta o país e a cidade em questão; no entanto, não deixa de ser, no mínimo, insólito.
Quando, ontem, ouvi a notícia na rádio, disseram também que o comandante da polícia local tinha sido informado que as gravações iriam ocorrer, mas não comunicou aos agentes. Chamaram a este acto de incompetência, uma simples «falha de comunicação».
O que, para nós, não é normal, lá é o pão-nosso-de-cada-dia. Para começar, qualquer pessoa (incluindo crianças) tem uma arma. Para além disso, alvejar alguém não é um problema para muita gente.
Neste caso concreto, os polícias agiram conforme o normal. Pensaram: são ladrões - têm armas - ou atiramos primeiro, ou morremos nós. E é mesmo assim que as coisas funcionam em Angola. Sobrevive aquele que atirar primeiro; e atiram mesmo para matar.
Mas desta vez enganaram-se e, devido a este erro, morreram dois inocentes que estavam apenas a fazer o seu trabalho.

Sem comentários: