domingo, 6 de julho de 2008

(In)decisão


Aceito. Não aceito. Aceito. Não aceito.

Não, ninguém me pediu em casamento, nem nada que se pareça. Basicamente, pediram-me para que eu aceite ser explorada durante mais um ano e o pior de tudo é que eu não sei o que fazer.

Já estava mais do que decidido, na minha cabeça, que não continuaria no colégio onde estou. Gosto muito dos miúdos, mas as condições de trabalho roçam o precário e trabalho indirectamente com gente cínica, do pior mesmo.

Mas, quando anunciei a minha saída, prometeram-me um aumento. Pouco significativo, é certo, mas, ainda assim, é um aumento. Fica ainda muito aquém daquilo que está estabelecido por lei e daquilo que seria justo pelo meu trabalho. O problema é que, se eu recusar, fico desempregada! Ainda não tive mais nenhuma proposta e, nesta altura do campeonato, as hipóteses disso acontecer são muito remotas.

Continuar lá significa mais um ano inteiro a reviver aquilo por que passei durante este ano (que não foi nada agradável)... Vou trabalhar que nem uma moura, ganhar mal e porcamente, sentir-me presa e sufocada naquelas instalações, passar as horas de almoço sozinha e sei lá mais o quê que pode vir a acontecer. É possível que, pelo menos uma das adoráveis pessoas já referidas, não fique para me infernizar a vida durante mais um ano.

Recusar a proposta é sinónimo de desemprego por tempo indeterminado.

Começo uma pós-graduação no final deste ano, numa área que não tem nada a ver com a minha, mas da qual (acho que) gosto e que me parece ter mais perspectivas de emprego e de progressão na carreira; e convém pagá-la, logo, não posso ficar desempregada durante muito tempo.

E agora, hein?


Vou mas é para a praia para ver se refresco as ideias.

3 comentários:

Inês disse...

É uma decisão difícil... Na tua profissão ainda mais... É difícil arranjar emprego e às vezes não nos podemos dar ao luxo de recusar mas trabalhar mais de 8h por dia num local que é um Inferno pode também tirar-nos anos de vida...
Só tu sabes se a tua cabeça está em condições para ignorar isso tudo durante mais um ano, a bem da tua carteira...

D. disse...

Para piorar as coisas, tenho que decidir até ao final desta semana. Até agora ainda continuo no "nim"... Isto de ser Balança tem que se lhe diga =)
Obrigada, Inês!
Bjs

Inês disse...

Ai... Nem me fales em ser Balança...