domingo, 13 de janeiro de 2008

Motivo: TRA-BA-LHO

É verdade... o trabalho tem-me consumido nos últimos tempos. Nos fins-de-semana, tenho que beber para esquecer, como tal, fico sem cabeça para ligar o computador, quanto mais para escrever uma palavra que seja.
Isto de ter uma turma com três níveis de ensino tem muito que se lhe diga. Ele é chegar a casa e preparar as aulas para o dia seguinte (note-se, planificar um dia para 3 anos de escolaridade), ter em atenção o modo como distribuo os conteúdos pelo dia, pois enquanto estou a trabalhar com um ano, os outros dois têm que estar a fazer trabalho autónomo.
Ele é construir e procurar materiais, todo o santo dia, desde que chego a casa, até me deitar.
Mais as reuniões que, felizmente, são só uma vez por mês.
Já para não falar que, como não tenho experiência nenhuma com um 1º ano, ando a mil, a pesquisar sobre como ensinar a ler e a escrever; as razões por que dão este ou aquele erro; como é que aquelas cabecinhas processam a informação que lhes passo, ... Estou (mesmo) muuuuuuito preocupada com o que ando a fazer, sobretudo com o 1º ano, já que nunca na minha vida ensinei a ler e a escrever e agora tenho que o fazer, sozinha.
Durante as aulas, ando a saltitar de um ano para o outro e, por isso mesmo, acho que não consigo dar a atenção necessária a cada um.
Para além de tudo isto, está a chegar a altura da avaliação mensal, logo, tenho que fazer 3 fichas de cada área, o que dá um total de nove fichas. Se calhar nem vos parece muito, mas acreditem que, para quem as faz, dá muito trabalho. Felizmente, tenho muito poucos alunos, pelo que as correcções não me afligem (graças a Deus!).
Depois há aquelas alturas em que oiço: "Vou desenhar a professora na capa do meu caderno para olhar para ele quando estiver com saudades." E derreto-me.

3 comentários:

Inês disse...

Calma... Às vezes somos tão duros connosco que não percebemos que estamos a fazer um bom trabalho.
O facto de andares preocupada só mostra que és uma boa professora. Cada miúdo tem o seu ritmo e o mais importante é que eles gostem de andar na escola porque assim aprendem mais depressa ;)
Coragem!

D. disse...

Pois, é tudo verdade, mas isto tem muito que se lhe diga. E todas as decisões têm que ser muito bem pensadas...é muito complicado. De qualquer forma, muito obrigada pelo teu comment, Inês =)
Bjs

Anónimo disse...

Faz parte do intimo de cada um que se preocupa por ser cada vez melhor.A preocupação é uma constante quando somos responsáveis por aquilo que fazemos e queremos fazer melhor.Os alunos percebem isso e tem gosto em ter a professora por perto junto dos seus corações.Força.